TPM: comilona, monstra ou bruxa? Como você fica?

E+ "Meu filho voltou a socializar"

#0233 | Quarta, dia 04 de novembro de 2020

Bom dia Mater! Quem foi a tal pessoa que inventou a moda da “nail art”, unhas enormes decoradas com cores, pequenos adereços e brilhos? Alguma mãe neste mundo consegue dar banho nas crianças com aquele troço nas unhas?!? 🤣💅🏼👧🏼👶🏽


Dia das Bruxas com festa

No final de semana passado, sábado, dia Das Bruxas, dois casais de amigos com filhos vieram em casa. Éramos 6 adultos e 4 crianças. Desde março não reunia pessoas em casa. Dos adultos, 5 trabalham em home office. Das crianças, nenhuma voltou à escola. Calculamos os riscos, acolhemos a saudade no peito e decidimos fazer um encontro de Dia das Bruxas. Cada um trouxe um pouco de comida e bebida, muito álcool gel, máscaras e um misto de alegria e incerteza no coração.

A resiliência das crianças

Mater, não sei descrever a felicidade de ver as crianças brincando entre si, durante horas. Inesperadamente elas não brigaram ou discutiram por brinquedos nenhuma vez. Confesso que como mãe de filho único muitas vezes me peguei pensando se ele teria problemas de comportamento com outras crianças depois de meses convivendo só com adultos. O alívio que senti percebendo que crianças são resilientes, generosas e abertas foi incrível. Chegam notícias da segunda onda na Europa e no Brasil seguimos inseguros. Entretanto, aos poucos, vamos encontrando maneiras de estarmos juntos e, vez ou outra, celebrar.


Convide uma mãe, ganhe pontos e troque por prêmios

COMPARTILHE

CONHEÇA OS PRODUTOS


“É na crise da ética que devemos inventar uma ética da crise.”

Christian Dunker, psicanalista, em entrevista recente à CNN Brasil


Qual o seu tipo de TPM?

A famosa tensão pré-menstrual não é a mesma para todas nós

A jornalista focada em promoção da saúde Sônia Hirsch é autora do livro Só para mulheres, onde aborda a saúde da mulher de um ponto de vista mais natural e holístico. A autora fala de gestação, alimentação, doenças sexualmente transmissíveis e muito mais. Há um capítulo inteiro dedicado à menstruação e dei muita risada lendo-o! Isso porque Hirsch propõe categorias nada óbvias para você entender qual é o seu tipo de TPM (tensão pré-menstrual). Veja só:

Bruxa

Alterações bruscas de humor, ansiedade, nervosismo, irritabilidade, lentidão mental, abatimento, apatia, insônia, vertigem e depressão, dor de cabeça forte; os sintomas apontam alto nível de estrogênio e baixa progesterona.

Monstra

Aumento de peso, flatulência, inchaço abdominal, edema no rosto, nas mãos e nos pés, muita sensibilidade nos seios; indica excesso de sal no organismo com retenção de líquido e possível elevação de aldosterona, hormônio das glândulas adrenais.

Neurótica

Depressão, impulsos suicidas, crises de choro, confusão mental, falta de concentração, dificuldade em verbalizar; pode significar elevação de progesterona e possível aumento do hormônio andrógeno; também é bom ver se há intoxicação por chumbo.

Comilona

Apetite voraz, necessidade incontrolável de comer açúcar, sensação de cansaço, palpitações, dor de cabeça e até desmaios; isso costuma indicar hipoglicemia reativa.

Pluriapta

Apresenta vários dos sintomas mencionados e inclui um ou mais dos seguintes: acne, gases, constipação, diarreia, enjoo, vômito, dor nas costas e problemas respiratórios.

Mater, se identificou com alguma categoria? 🤣😱🤢


O livro Não vou tomar banho hoje, de Jean Claude Alphen, brinca com aqueles dias em que as crianças brigam para ir pro chuveiro. O urso da história não precisa tomar banho nem usar roupas, pode comer frango todos os dias, ver televisão quando quiser, não fazer dever de casa e hibernar seis meses por ano! Mas, todos têm medo do urso! Então será que é legal ser um urso?

Editora Moderna

48 páginas


Este simpático elefante é um porta lápis! É da Carambolê Brinquedos.

Preço: R$58,00


Meu nome é Livia Piccolo e sou mãe do Raul, de 4 anos. Trabalho como roteirista e dramaturga. Sou apaixonada por boas histórias e por uma comunicação real e afetiva. Quero conversar com você e compartilhar tudo o que pudermos nesta incrível jornada que é ser mãe.

COMPARTILHE

O que achou da newsletter hoje?

ADOREI

LEGAL

NÃO CURTI



Atenção à primeira infância é a prioridade de MaterNews e de seus patronos.